Heliponto de Lula no Planalto Gerará Gastos de R$ 769 Mil aos Cofres Públicos
Um estudo técnico preliminar elaborado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o heliponto, incluído nos documentos da licitação, revela que o local contará não apenas com espaço para pouso de helicópteros, mas também com uma pista de acesso para automóveis.
Um aspecto notável do certame é um despacho do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), mencionado no estudo técnico da Infraero, indicando que o novo heliponto não será adaptado somente para os modelos de helicópteros existentes, mas também para "vetores futuros" que possam ser utilizados para o transporte presidencial.
Essa observação sugere que a nova estrutura está sendo planejada para acomodar até mesmo carros voadores, cuja fabricação já começou em alguns países. A Embraer, por exemplo, já recebeu encomendas para o eVTOL, um veículo com decolagem e aterrissagem verticais.
O novo heliponto no Planalto terá capacidade para acomodar aeronaves de até 5 toneladas e com um comprimento total de até 15 metros. Atualmente, Lula utiliza helicópteros para viagens oficiais pelo país ou para o exterior, os quais geralmente o transportam do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, até a Base Aérea de Brasília.