Mentor dos Ataques de 7 de Outubro é Nomeado Novo Líder do Hamas
O paradeiro de Sinwar permanece desconhecido, o que acrescenta um nível de incerteza às operações de segurança na região. O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, comentou sobre a nomeação, afirmando que é “mais uma razão convincente para eliminar Sinwar rapidamente”, sublinhando a urgência em lidar com este perigoso líder.
Desde a morte de Haniyeh, Sinwar era amplamente visto como o principal candidato para o cargo. O grupo terrorista Hezbollah, aliado do Hamas, também se manifestou, parabenizando Sinwar por sua promoção.
Quem é Yahya Sinwar?
Eleito em fevereiro de 2017 como chefe do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, de 61 anos, é um conhecido radical com uma longa trajetória de violência. Após passar 23 anos em prisões israelenses, foi libertado em 2011 durante uma troca de prisioneiros. Sinwar nasceu em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, e ingressou no Hamas na sua fundação, em 1987, durante a Primeira Intifada.
Ele foi o fundador do Majd, o serviço de segurança interna do Hamas, e atuou como comandante de elite das brigadas Al-Qasam. Além disso, é considerado um dos responsáveis pelo ataque de 7 de outubro e está na lista dos "terroristas internacionais" dos Estados Unidos. Com movimentos mantidos em total segredo, Sinwar não faz aparições públicas desde o ataque, exacerbando a preocupação com sua influência e suas atividades.