Moraes Ironiza Eduardo Bolsonaro e Defende Funcionamento do STF
“Todos se recordam que bastava um cabo e um soldado para fechar o STF”, disse Moraes, arrancando risadas da plateia durante o encerramento de um seminário internacional sobre inteligência artificial, democracia e eleições, no TSE. Ele completou: “O cabo, soldado, coronel estão todos presos, e o STF está aberto e funcionando”.
A fala de Moraes ocorre em um contexto de reflexão sobre os eventos de 8 de janeiro, quando milhares de pessoas atacaram o prédio do STF. O ministro destacou que, ao contrário da frase proferida por Eduardo Bolsonaro, não foram apenas um cabo e um soldado, mas uma multidão que tentou confrontar a instituição.
Moraes aproveitou a ocasião para discursar sobre o que chamou de “novo populismo digital extremista”. Ele alertou para os perigos desse movimento, que tem ganhado força nas redes sociais e busca minar os pilares da democracia ocidental, como a imprensa livre, as eleições e o Poder Judiciário.
Segundo o ministro, o populismo digital extremista não recorre ao “golpe à moda antiga”, caracterizado pelo uso de tanques nas ruas e o fechamento de instituições como o Congresso. Em vez disso, baseia-se na disseminação de desinformação e no uso estratégico das redes sociais para enfraquecer as democracias contemporâneas.