Genial/Quaest: 55% dos Brasileiros Não Apoiam Nova Presidência de Lula em 2026

Genial/Quaest: 55% dos Brasileiros Não Apoiam Nova Presidência de Lula em 2026

Segundo a primeira pesquisa Genial/Quaest sobre a próxima eleição presidencial, divulgada nesta segunda-feira (13), 55% da população não acredita que o presidente Lula (PT) mereça uma nova oportunidade como presidente em 2026. Esse posicionamento prevalece em quase todas as regiões do Brasil, com exceção do Nordeste.

A rejeição a um novo mandato para Lula é notável tanto entre homens (59%) quanto entre mulheres (52%), totalizando 42% de apoio à possibilidade de outra gestão petista.

Considerando a faixa etária, a maioria dos grupos, de 16 a 34 anos (57%) e de 35 a 59 anos (57%), não vê com bons olhos a ideia de uma nova presidência de Lula. Já entre aqueles com 60 anos ou mais, a opinião se divide igualmente entre os que apoiam e os que rejeitam a possibilidade.

O Sudeste lidera a oposição a um novo mandato do presidente, com 63% de rejeição, seguido pelo Sul (59%) e Centro-Oeste/Norte (58%). Na análise por escolaridade, a maioria dos que têm ensino médio completo ou incompleto (61%) e ensino superior incompleto ou mais (63%) se opõe a uma nova gestão de Lula. Entre os que possuem maior renda, acima de cinco salários mínimos, a oposição é ainda mais forte, com 66%.

No entanto, há apoio para um novo mandato de Lula no Nordeste (60%), entre os menos escolarizados e os de menor renda. Além disso, entre os que votaram em Lula no segundo turno das eleições de 2022, a maioria (74%) deseja vê-lo novamente na presidência.

A pesquisa Genial/Quaest realizou 2.045 entrevistas presenciais, com uma margem de erro estimada de 2,2 pontos percentuais. As entrevistas foram conduzidas entre os dias 2 e 6 de maio, abrangendo brasileiros com 16 anos ou mais, em todos os estados.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

1 de 4