STF: Ministro Moraes Condena Fátima de Tubarão pelos Atos do 8 de Janeiro
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, proferiu o primeiro voto, rejeitando todas as preliminares apresentadas e decidindo pela condenação de Fátima a uma pena de 17 anos de prisão. As acusações incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
Além da pena de prisão, Fátima de Tubarão foi sentenciada a pagar solidariamente com os demais condenados a quantia de R$ 30 milhões a título de danos materiais, conforme informado pelo G1.
O julgamento está ocorrendo no plenário virtual do STF, onde os ministros apresentam seus votos através de uma plataforma eletrônica da Corte. O prazo para o término do julgamento é até o dia 9 de agosto, podendo ser prorrogado caso haja pedido de vista ou destaque.
A situação de Fátima continua sob avaliação judicial, com possibilidade de recursos contra a decisão, caso seja condenada, ajustando-se a pena de acordo com as circunstâncias individuais do caso.