"Estou torcendo pelo Grêmio e pelo Internacional", afirmou Lula, desviando o foco das preocupações imediatas enfrentadas pelas comunidades afetadas pelas enchentes.
De acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil gaúcha, os estragos foram significativos, com 54 municípios impactados pelas inundações. Mais de 71 mil pessoas foram afetadas, sendo que 4,6 mil tiveram que buscar abrigo, 10,2 mil estão desalojadas, 60 pessoas estão desaparecidas, 36 estão feridas e 29 perderam suas vidas.
O comentário de Lula não passou despercebido, recebendo críticas contundentes de diversas frentes. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) expressou sua indignação, classificando a atitude do presidente como "escrota".
"Isso ultrapassa qualquer questão partidária. É a atitude mais lamentável de Lula nos últimos anos. Enquanto há pessoas desesperadas no Rio Grande do Sul, ele vai lá e faz esse comentário", lamentou o parlamentar.
ACHARAM O VÍDEO! Não é possível!!!! pic.twitter.com/mDkchnNZa2
— Rafael Gloves (@rafaelgloves) May 2, 2024
A repercussão do episódio ressalta a importância de um posicionamento sensível e solidário por parte das autoridades diante de situações de emergência como essa. Enquanto as comunidades lutam para se recuperar dos estragos das enchentes, a atenção dos líderes políticos deve estar totalmente voltada para o auxílio e apoio às vítimas.