Lula: Como o Presidente Elevou em 60% os Gastos com a Globo em 2023
Segundo dados consolidados do Planejamento de Mídia do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom), ajustados para refletir a inflação, os investimentos em publicidade nos canais do Grupo Globo aumentaram de R$ 89 milhões em 2022 para expressivos R$ 142 milhões no ano seguinte.
Esse aumento substancial na alocação de recursos para a Globo reflete não apenas um compromisso com a efetividade da comunicação governamental, mas também uma estratégia de parceria com uma das maiores redes de televisão do país. Em 2023, os canais da Globo receberam uma fatia significativa, chegando a 56% da publicidade governamental em TV, o que representa o dobro do percentual registrado no ano anterior.
Vale destacar que, sob a gestão de Lula, a Globo foi a única das principais redes de televisão do Brasil a experimentar um crescimento nesse aspecto, enquanto outras, como Record, SBT, Bandeirantes e RedeTV!, enfrentaram uma redução significativa nos pagamentos governamentais.
Em resposta às análises, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) ressaltou a constante atualização da base de dados e alertou para possíveis interpretações distorcidas. No entanto, não foram apontadas distorções específicas nas comparações apresentadas pelo Poder360.